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ALIMENTOS PARA TORNAR SUA SEGUNDA-FEIRA MAIS FELIZ

ALIMENTOS PARA TORNAR SUA SEGUNDA-FEIRA MAIS FELIZ
Publicado por : Admin Siluets
20/05/2019 - 10h16
Alimentos para tornar sua segunda-feira mais feliz

Em 2005, uma agência de viagens lançou uma campanha publicitária que definiu a terceira segunda-feira de janeiro como o dia mais triste do ano. Segundo um estudo feito pelo professor britânico Cliff Arnall, o Blue Monday (segunda-feira azul) é o dia em que as pessoas acordam com o humor abalado por vários fatores, entre eles, as dívidas feitas no fim do ano, as condições climáticas e a frustração por alguma meta não realizada desde o ano novo.

Para a Siluets, o Blue Monday nada mais é do que o dia mais feliz do ano. No nosso mundo azul, temos motivos para sorrir: estamos no Verão, época perfeita para curtir o bronzeado e amar suas curvas! Preparamos dicas especiais para que você possa aproveitar essa data – e o ano inteiro - com alegria e ainda ficar com a alimentação mais saudável.

Alimentação pode ajudar a tratar depressão?

Quando estamos deprimidos, os níveis de serotonina ficam baixos, e este é um dos neurotransimissores responsáveis por regular o nosso humor. A alimentação, por sua vez, é capaz de estimular a produção dessa substância no organismo, através da ingestão de nutrientes, como triptofano, ômega 3, vitamina B6, vitamina C, ácido fólico e magnésio. Veja em quais alimentos estão presentes:

Triptofano: encontradona banana, cacau, abacate, carnes em geral (vermelha ou branca), ovos e leguminosas (feijões, ervilhas, lentilha, grão-de-bico).

Ômega 3: encontrado em peixes, semente de chia, linhaça e nozes.

Vitamina B6: encontrada em carnes, peixes e ovos, além dos vegetais verde-escuros, cereais integrais, castanhas, nozes, ervilhas e banana.

Vitamina C: encontrada no pimentão verde, salsinha, acerola, goiaba, laranja e limão.

Ácido fólico: encontrado nos vegetais verde-escuros.

Magnésio: presente nos vegetais verde-escuros, cereais integrais e cacau.

A combinação destes alimentos no dia a dia fornece os nutrientes que colaboram no tratamento da depressão e da ansiedade. Além disso, manter uma alimentação equilibrada e fracionada ao longo do dia contribui com o fornecimento adequado de energia para o cérebro, o que é fundamental para a produção de serotonina.

Vilões do bem-estar

Esta vai para quem acha que comer um docinho alegra a vida: a glicose ajuda a elevar os níveis de serotonina, mas, para isso, precisa ser ingerida de forma correta. Os carboidratos refinados, como açúcar, doces e chocolates com açúcar, elevam rapidamente a glicose sanguínea, o que promove um efeito rebote, que é a queda brusca desta substância, promovendo a chamada hipoglicemia. Isso deixa o cérebro sem a energia adequada ao seu correto funcionamento, inclusive para a produção e utilização da serotonina. Portanto, além de consumir os alimentos citados acima, incluir os alimentos integrais é fundamental para fornecer doses adequadas de glicose.

Receita rápida para elevar a ‘dose’ de alegria

Você sabia que a banana, quando aquecida, torna o triptofano mais disponível para absorção no corpo? Assim, uma boa opção de lanche para aumentar a serotonina (e consequentemente, ficar mais feliz) é misturar 1 banana picada ou amassada a 1 colher de chá de cacau em pó e 1 colher de chá de aveia e aquecer por 1 minuto no microondas e...pronto!

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