Central de Relacionamento
0800 5095-9393

Cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido?

Cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido?
Publicado por : Admin Siluets
18/05/2019 - 10h14
Quem nunca ouviu que, para que o cabelo cresça mais rápido, precisa cortar as pontinhas de tempos em tempos, que atire a primeira pedra. Esta ideia, apesar de ser muito comum, é equivocada, já que os fios crescem a partir da raiz. Portanto, as pontas não fazem diferença nenhuma na aceleração do crescimento.

Em média, o comprimento do cabelo tende a aumentar 1 cm por mês, com ou sem corte. Também existe uma estimativa para a queda: é normal que o couro cabeludo perca, em média, de 100 a 150 fios por dia, para repor fios novos e manter o ciclo de crescimento.

Por outro lado, é fato que o hábito de aparar “dois ou três dedinhos” a cada três meses deixa sim, os fios mais saudáveis. Fatores como poluição, exposição ao sol ou ao mar e o uso excessivo de produtos químicos, secador ou chapinha, danificam e ressecam os fios, causando as temidas pontas duplas. Com isso, o cabelo tem maior facilidade de embaraçar e, consequentemente, de quebrar. É por isso que, quando cortamos, seu aspecto também fica mais bonito.

Afinal, o que faz o cabelo crescer?

Quando o ciclo de crescimento dos cabelos é afetado, geralmente, o problema está relacionado a questões nutricionais. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada, rica em proteínas e vitaminas do complexo B, que são fundamentais para o crescimento e estruturação dos fios. A seguir, uma lista de alimentos que ajudam a manter as madeixas saudáveis:

• Carnes em geral
• Ovos
• Grãos integrais (arroz integral, quinoa)
• Sementes (chia, linhaça, girassol)
• Oleaginosas (nozes, castanha-do-pará, amêndoas)
• Folhas verdes escuras

Cuidado com a queda: o excesso de cafeína reduz os níveis sanguíneos de biotina, uma vitamina do complexo B fundamental para o crescimento e fixação do fio no couro cabeludo. Isso leva à queda intensa.

Por fim, para se prevenir além da alimentação, evite dormir com o cabelo molhado e a ingestão de bebidas alcóolicas e cigarro. Estresse excessivo, inclusive, é uma das causas comuns para a queda dos fios. De modo geral, algumas doenças específicas também podem estar diretamente ligadas a esse problema. Por isso, é importante estar em dia com os exames médicos e cuidar da saúde do organismo como um todo.

FONTES:

https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2019/01/22/precisa-mesmo-cortar-dois-dedinhos-do-cabelo-para-ele-crescer-mais.htm
https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/beleza/noticia/2014/11/cortar-com-frequencia-faz-o-cabelo-crescer-9-mitos-e-verdades-sobre-a-saude-dos-fios-cjpld9hgh009mmncn503958dj.html
https://capricho.abril.com.br/beleza/mito-ou-verdade-cortar-as-pontas-faz-o-cabelo-crescer-mais-rapido/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-que-velocidade-cresce-o-cabelo/

Posts Relacionados

Ler Mais
Novidades e Promoções
Exclusivas para Você!
Cadastre e receba por e-mails nossas tendências de beleza.

Olá, sou Ana Garcia,
Consultora estética da rede Siluets!
Para iniciar nossa conversa, preciso que preencha os campos abaixo!

Clique abaixo para conversar conosco.