Central de Relacionamento
0800 5095-9393

Crianças na cozinha: um estímulo contra a obesidade

Crianças na cozinha: um estímulo contra a obesidade
Publicado por : Admin Siluets
29/01/2019 - 13h28
Os hábitos alimentares criados na infância dizem muito sobre nosso futuro. Atualmente, com a facilidade adquirida pelos alimentos congelados e industrializados, economizar tempo na cozinha pode, a princípio, ser algo atrativo, mas não é nada saudável – e isso vale para todas as idades -. Tanto quanto cuidar da saúde, cozinhar em casa e manter os pequenos por perto, além de reforçar a união familiar, faz com que a alimentação seja muito mais adequada e nutritiva.

Um estudo feito pela Universidade de Minnesota e publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior revela que as crianças que se envolvem no preparo das refeições junto à família, quando adultas, têm menos propensão a acumularem gordura ao redor da cintura. Isso acontece porque, quando cozinhamos nossos próprios alimentos, adquirir hábitos saudáveis se torna muito mais fácil. Portanto, incluir os pequenos na cozinha pode ser, antes de tudo, uma medida de prevenção contra a obesidade.

Quando mães e pais se propõem a estimular seus filhos a fazerem as compras e a escolherem os alimentos, cria-se neles um senso de responsabilidade e uma noção em torno das finanças da casa. Já na hora do preparo, as crianças conhecem as propriedades da pirâmide nutricional e aprendem a apreciar a comida. Consequentemente, elas consomem mais verduras, em comparação às que esperam a mesa posta. É o que aponta o estudo realizado pelo Centro de Investigação Nestlé, em Lausana (Suíça). Em uma experiência com 47 pais, acompanhados de um filho ou uma filha entre 6 e 10 anos, conclui-se que as crianças que se aventuravam na cozinha comiam 76% mais saladas, 27% mais frango e, consequentemente, consumiam 25% menos calorias, em comparação às que não participavam do preparo. Com a curiosidade despertada pelas reações químicas entre os ingredientes, durante as receitas, elas também se sentem mais alegres e independentes por participarem da atividade.

Esta é a geração dos programas culinários televisivos. Mais do que pratos visualmente bem elaborados, este é um estímulo para a descoberta de novas formas de cozinhar e uma medida favorável à saúde. ‘Colocar a mão na massa’ junto com as crianças pode proporcionar uma experiência muito mais saudável e harmoniosa ao redor da mesa.

Que tal preparar uma receitinha saborosa em família hoje mesmo?

Cookies de banana e chocolate

Ingredientes:
10 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
10 colheres (sopa) de aveia em flocos
10 colheres (sopa) de açúcar de coco
1 colher (chá) de bicarbonato em pó
2 bananas maduras amassadas
2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem
1 ovo inteiro
½ xícara (chá) de chocolate 70%, picado

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture até obter uma massa homogênea. Leve para gelar por 30 minutos.
Modele os cookies fazendo uma bolinha e depois achatando um pouquinho. Disponha sobre uma assadeira untada. Obs.: se a massa ficar mole, use uma colher para colocar pequenas porções sobre a assadeira – isso pode acontecer pois depende do tamanho da banana utilizada.
Asse em forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Deixe esfriar e depois se delicie!
Rendimento: 20 unidades médias

Fonte: https://www.alimente.elconfidencial.com/gastronomia-y-cocina/2019-01-20/ninos-chef-cocina-para-ninos-alimentacion_1768074/

Posts Relacionados

Ler Mais
Novidades e Promoções
Exclusivas para Você!
Cadastre e receba por e-mails nossas tendências de beleza.

Olá, sou Ana Garcia,
Consultora estética da rede Siluets!
Para iniciar nossa conversa, preciso que preencha os campos abaixo!

Clique abaixo para conversar conosco.